Saudosismo - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Saudosismo

  Nascimento:  Alex Kamiacinescky nasceu no dia 09 de dezembro de 1945, na cidade de Hanover, na Alemanha, e posteriormente naturalizou-se b...

 



Nascimento: 
Alex Kamiacinescky nasceu no dia 09 de dezembro de 1945, na cidade de Hanover, na Alemanha, e posteriormente naturalizou-se brasileiro.

Resumo Histórico da Carreira do Jogador: Filho de pais ucranianos que viviam na Alemanha, chegou ao Brasil com apenas dois anos, acompanhado de seus pais e do irmão Miguel, deixando para traz uma Alemanha destroçada pela II Guerra Mundial. Desembarcaram no Rio Grande do Sul e fixaram residência na cidade de Canoas, na esperança de viver dias melhores. Iniciou sua carreira de jogador de futebol no Clube Esportivo Aimoré da cidade de São Leopoldo, jogando ao lado de seu irmão Miguel. Foi no Aimoré que assinou seu primeiro contrato de jogador profissional, permanecendo no Clube de São Leopoldo de 1965 a 1966, quando recebeu um convite para treinar no Vasco da Gama. No Clube Vascaíno, agradou ao treinador Zizinho, chegando a ser comparado com Belline, zagueiro campeão mundial da Copa do Mundo de 1958. Mesmo assim, Alex acabou não ficando em São Januário e deu prosseguimento a sua carreira no América F.C. do Rio de Janeiro. Quem o indicou para jogar no time da Rua Campos Sales foi o Técnico Zizinho, que já tivera um contato com o zagueiro no Vasco da Gama. Alex apresentou-se ao novo clube em 1967, onde permaneceu por 13 anos.  A sua primeira participação no time principal aconteceu em Belo Horizonte, no Estádio Mineirão, jogando contra o América Mineiro no empate por 2 x 2. Sua estreia jogando no Maracanã foi quando a equipe de Campos Sales, venceu o Huracán da Argentina em jogo válido pelo Torneio Internacional Governador Negrão de Lima, comandado pelo Técnico Evaristo de Macedo. O zagueiro Alex foi determinante na conquista do Vice-Campeonato da Taça Guanabara de 1967. No América, Alex disputou 673 partidas sem ter sido expulso sequer uma vez, coisa rara para um zagueiro. Em agosto de 1979,  recebeu o prêmio “Belfort Duarte”, concedido a jogadores de futebol profissional ou amador  que participassem de no mínimo de 200 jogos no prazo de 10 anos sem sofrer expulsões. Recebiam ainda um Diploma, uma medalha e uma carteira que permitia a entrada gratuita em qualquer estádio no Brasil. Permaneceu no América até 1979, quando recebeu passe livre e foi contratado pelo Sport Club Recife. Ao assinar o contrato com o clube pernambucano, exigiu que fosse colocada uma cláusula que o desobrigasse de jogar contra o seu ex clube por uma questão de gratidão ao América do Rio de Janeiro. Jogou ainda pelo América de Natal, pelo Moto Clube do Maranhão e encerrou a carreira no São Cristovão do Rio de Janeiro.

Seleção dos melhores jogadores do Campeonato Carioca de 1978

De Pé: Cláudio Coutinho, Toninho Baiano, Leão, Abel, Alex, Júnior e Paulo César Carpegiani.

Agachados: Dé, Adílio, Mendonça, Zico e Guina. 

De  1965 a 1982 Alex Jogou nos Seguintes Clubes:

Aimoré 

América 

Sport 

América 

Moto Clube 

São Cristovão 

Rio G. do Sul

Rio de Janeiro

Pernambuco

Rio G. do Norte

Maranhão

Rio de Janeiro


Principais Títulos Conquistados por Alex Kamiacinescky:

Clube

Competição

Temporada

América - RJ


01


Taça Guanabara 


1974

América  - NT


01


Campeonato Potiguar


1980

Moto Club


01


Campeonato Maranhense


1981


Considerações Finais:

Alex Kamiacinescky


  1. Aos 74 anos, Alex Kamiacinescky reside na Cidade de Canoas, no interior do Estado do Rio Grande do Sul, onde atua com empresário.

  2. Teve uma carreira de futebol dedicada ao América FC do Rio de Janeiro e deixou seu nome imortalizado na Calçada da Fama, no Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã).


Coluna do Vidal

Nenhum comentário