Especialista alerta ainda para o intervalo a ser observado entre a vacina da covid e a da influenza

A Secretaria de Saúde alerta que deve ser mantido o distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos até que se atinja a chamada imunidade de rebanho, quando boa parte da população estiver imunizada | Foto: Geovana Albuquerque./Agência Saúde

A vacina contra a covid-19 tem trazido alívio para quem já foi imunizado e esperança para os que aguardam a sua vez de vacinar. Entretanto, mesmo após finalizar o ciclo das duas doses, é preciso manter a rotina de cuidados contra o coronavírus Sars-CoV-2.

A Secretaria de Saúde alerta que deve ser mantido o distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos até que se atinja a chamada imunidade de rebanho, quando boa parte da população estiver imunizada. “Tem que manter os cuidados no intervalo e após as duas doses, pois nenhuma vacina é 100% eficaz e sempre existe o risco de as pessoas adoecerem”, alerta a infectologista do Hospital Regional da Asa Norte, Joana D’Arc Gonçalves.

Além disso, a infectologista destaca que mesmo imunizada, a pessoa, em algumas circunstâncias, pode circular em algum ambiente e ser infectada pelo vírus. Assim, mesmo que o organismo consiga se defender e a pessoa não desenvolva a doença, ela pode transmitir mesmo estando vacinada.

Posso vacinar contra a covid?

Segundo Joana, as pessoas que estão com algum quadro de infecção aguda ou febre, por exemplo, recomenda-se que espere passar e então faça a imunização. “Se você tiver sintoma gripal, sintomas da própria covid, é preciso aguardar pelo menos quatro semanas após os sintomas para poder se imunizar”, indica.

A vacinação contra a covid-19 já atingiu a aplicação de 433.942 doses no Distrito Federal, sendo que 329.639 pessoas receberam a primeira dose (D1) e 104.303 completaram o esquema vacinal com a segunda dose (D2).

A maioria dos imunizados são mulheres, que correspondem a 61,9% do público vacinado com a D1 e 64% dos que receberam o reforço.

Com informações da Secretaria de Saúde