Cãoterapia, uma ideia bem-sucedida contra a ansiedade na escola! Confira - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE
Quarta, Agosto 13

Pages

Últimas notícias:

Cãoterapia, uma ideia bem-sucedida contra a ansiedade na escola! Confira

 Ivan Moreno + 55 61 996952912

Mascote ajuda estudantes a vencerem tensões no Centro Educacional 8 do Gama

A interação entre humanos e caninos é antiga e atravessa a história. Que o digam os estudantes do Centro Educacional 8 (CED 8) do Gama. Nina, uma cadela de 5 meses de idade, começou a frequentar a escola com a missão de ajudar os alunos a vencerem crises de ansiedade, deixando o ambiente mais alegre e proporcionando momentos de relaxamento e união. É a grande estrela do projeto Cãoterapia.  Já conhecida como a nova integrante da família do CED 8, Nina começa a mostrar que é um símbolo de esperança e recomeços.

A Vitória Aline (E)afaga a a cadela Nina enquanto a mascote está no colo da diretora Eufrázia: “Ela me anima e acalma” | Foto: André Amendoeira/SEE

Desde 2019 incentivando ações ligadas à saúde mental dos alunos, o CED 8, em parceria com uma faculdade particular do Gama, já oferece sessões em grupo para atendimento psicológico dos estudantes e seus pais. O projeto Cãoterapia é mais um passo nessa iniciativa. A partir da observação das situações de estresse desenvolvidas durante a pandemia, a diretora da escola, Eufrázia de Souza, reuniu-se com os professores para ajudar a turma.

“Depois da volta presencial, percebemos que os estudantes estavam muito debilitados”, conta ela. “Eu ficava horas e horas conversando com eles nesses corredores da escola. A partir daí eu e colegas estudamos muito, e tive a ideia de trazer o animal como uma estratégia para auxiliar os estudantes nesses momentos de crise de ansiedade.”

Amizade para todos

Aluna do terceiro ano do ensino médio, Débora Frazão relembra: “Chegamos aqui muito desanimados. Parecia que a gente não conhecia mais ninguém. O pessoal da escola percebeu e ficou preocupado. Começaram a colocar vários cartazes de incentivo nos murais, e a Nina veio para deixar a gente muito mais tranquilo e unido. Eu estava muito triste e, quando vi a Nina, parece que fiquei outra. Me senti mais animada e concentrada para as aulas. Foi uma surpresa maravilhosa”.  Outra aluna, Vitória Aline, complementa: “Nina me anima e me acalma”.


Inicialmente, o projeto tinha como foco estudantes com autismo e deficiência intelectual, mas a direção da escola percebeu que o Cãoterapia seria interessante para todo o grupo. “A sociedade viveu períodos de perda, choro e tristezas imensas”, avalia Eufrázia. “Aqui na escola não foi diferente. Recebemos muitos estudantes assim, e a Nina foi uma forma de trazer uma nova forma de trabalhar sentimentos como ternura, amizade, companheirismo”.

Trabalho multidisplinar

A chegada de Nina, assim, marca um novo tempo no CED 8 do Gama, que atende 1.280 estudantes do nono ano ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. A escola já começou a trabalhar outros temas a partir da nova moradora da unidade.

A primeira casa da cadela foi construída pelos alunos com materiais recicláveis. Durante essa atividade, os professores puderam trabalhar conceitos importantes, como sustentabilidade, ciência e cidadania.

Para 2022, o projeto Cãoterapia segue a todo vapor. A meta é ampliar as ações nas casas dos estudantes durante os fins de semana. A direção do CED 8 também apresentou o projeto a outras unidades da rede púbica do Gama, para compartilhar o sucesso da iniciativa.

 

Com informações da Secretaria de Educação

Nenhum comentário

DF terá grupo pioneiro para criar protocolo de prevenção ao ...

Unidades do GDF são reconhecidas por incentivar continuidade...

Dia da Juventude: Novo ciclo do programa Jovem Candango terá...

O governador Ibaneis junrtamente com Celinão Leão fizaram a ...

UBSs do DF realizam mais de 2,1 milhões de atendimentos no 1...

Veja onde resolver questões de energia elétrica durante esta...

Álcool e direção: 83 condutores foram autuados neste fim de ...

Viveiros da Novacap produziram mais de 1,4 milhão de mudas d...

IPTU 2025: Quarta parcela começa a vencer nesta segunda-feir...

Projeto Cuide-se+ leva serviços gratuitos ao Setor O, em Cei...