Escolas de Brazlândia podem receber nomes de mulheres dedicadas à causa educacional na região - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Escolas de Brazlândia podem receber nomes de mulheres dedicadas à causa educacional na região

  Foto: Reprodução/TV Câmara Distrital O deputado Iolando enfatizou que a proposta das homenagens partiu da própria comunidade escolar de Br...

 


Foto: Reprodução/TV Câmara Distrital

O deputado Iolando enfatizou que a proposta das homenagens partiu da própria comunidade escolar de Brazlândia e destacou a dedicação das três homenageadas em prol da causa educacional.

Três estabelecimentos da rede pública de ensino localizados em Brazlândia poderão receber os nomes de duas professoras e de uma líder comunitária, que se dedicaram à causa educacional naquela região. Na tarde desta segunda-feira (27), uma audiência pública remota da Câmara Legislativa debateu, com a comunidade local, as homenagens, previstas em proposições de autoria do deputado Iolando (MDB).

O projeto de lei nº 2.781/2022 trata da denominação do Centro de Ensino Especial 01 que passará a “Centro de Ensino Especial Professora Luciene Spinola”; o PL nº 2.782/2022 dispõe sobre a Escola Classe Polo Agrícola da Torre que será denominada “Escola Classe Maria da Torre”; e o projeto de lei nº 2.783/2022 muda para “Escola Classe Professora Claudete Rossi” o nome da Escola Classe 01 do INCRA 08.

Conhecida como Dona Maria da Torre, Maria Moreira Pereira chegou a Brasília em 1957, junto com o marido que veio trabalhar na construção, e passou a residir em uma chácara na área do Polo Agrícola da Torre, assim chamado devido a uma torre de transmissão da antiga Radiobras, que havia nas imediações. A intensificação das atividades em prol dos moradores fez com ela se tornasse a primeira presidente da associação de moradores da localidade.

Entre as suas ações, figura a instalação, em 1985, após dez anos de reivindicações, da Escola Rural Polo Agrícola da Torre, graças a doação de uma parte do terreno da chácara onde ela própria residia com a família. O PL nº 2.782/2022 propõe reconhecer o feito e, caso seja aprovado pelo plenário da CLDF e sancionado pelo governador, o nome Dona Maria da Torre, falecida em 2002, passará a figurar no estabelecimento educacional.

Professoras homenageadas

As outras duas homenageadas pelos projetos de lei eram educadoras. Luciene Spinola, também falecida, atuou como professora regente, coordenadora e gestora durante 28 anos no Centro de Ensino Especial 01 de Brazlândia (CENEBRAZ). Em depoimento, durante a audiência pública, colegas destacaram a dedicação e o envolvimento dela nas questões do ensino e aprendizado daquela cidade.

Já a professora Claudete Rossi, que poderá denominar a Escola Classe 01 do INCRA 08, trabalhou no estabelecimento público de ensino desde 1998. Em 2015, passou a ser vice-diretora. “Sempre buscando melhorias, com o intuito de tornar a escola um ambiente único para os alunos, familiares e funcionários”, conforme salientou o deputado Iolando.

Durante a pandemia, mesmo com as aulas presenciais suspensas, ela participou de campanhas de arrecadação de alimentos, de dispositivos eletrônicos, no auxílio aos familiares com dificuldades de acessar as plataformas e no encorajamento dos colegas. Vítima da Covid-19, Claudete morreu faltando um ano para sua aposentadoria.

Ao final da audiência pública, o deputado Iolando enfatizou que a proposta das homenagens partiu da própria comunidade escolar de Brazlândia e destacou a dedicação das três homenageadas em prol da causa educacional.

Da redação com informações da  Agência CLDF

Nenhum comentário