DENGUE – O seu descuido pode ser fatal - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

DENGUE – O seu descuido pode ser fatal

     Dengue –  Doença A dengue é uma doença viral transmitid pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do Aede...

    Dengue –  Doença A dengue é uma doença viral transmitid pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do Aedes...

  

Dengue –  Doença

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito urbano e diurno que se reproduz em depósitos de água parada.

Desta forma, o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, assim, para a maior disseminação da doença. Por esse motivo, é importante evitar água parada, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

É necessário que cada um faça sua parte e que seja um trabalho constante.

Boletins epidemiológicos

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são:

  • Febre alta > 38°C.
  • Dor no corpo e articulações
  • Dor atrás dos olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito.

A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Tratamento

Como a dengue é uma doença viral, o tratamento é feito para aliviar os sintomas, por meio da prescrição de antitérmicos, ingestão de líquidos e repouso. Portanto, ao primeiro sinal dos sintomas, procure um médico ou o serviço de saúde mais próximo de você.

Prevenção

Não existem medicamentos contra o vírus da dengue nem uma vacina preventiva. Logo, a medida mais efetiva é a eliminação das condições de reprodução do mosquito, mantendo o espaço sempre limpo e eliminando os possíveis acúmulos de água.

Saiba mais sobre a dengue e as doenças transmitidas pelo Aedes.

Nenhum comentário