Mais de 93% da obra já está concluída.

 

Por Delmo Menezes

Considerada a maior obra viária do Brasil, o Túnel de Taguatinga Rei Pelé entra na fase de conclusão. A grandiosidade do Túnel de Taguatinga não se reflete apenas nos números da construção. A missão da maior obra viária do Distrito Federal também é imponente: repaginar a cidade e resolver o problema de trânsito da região.

De acordo com o administrador regional de Taguatinga, bispo Renato Andrade, o Túnel de Taguatinga é um importante ponto de ligação para várias cidades como: Ceilândia, Samambaia, Águas Lindas, Recanto das Emas e outras.

Túnel de Taguatinga Rei Pelé. Foto: Mateus Argôlo.

“Isso aqui representa o reaquecimento da economia, a revitalização da cidade que em abril completa 65 anos, a atração de novos investimentos, e a volta do crescimento de Taguatinga. O centro da cidade ficou quase dois anos aguardando este momento. Além da obra do Túnel, nós temos a requalificação da Praça do Relógio, da Avenida Samdu Norte e Sul. Estamos hoje com o Drenar Taguatinga, uma obra de 58 milhões de reais, pronto para nossa cidade. Então, são várias grandes obras, e inúmeras pequenas obras, que o governo Ibaneis e a governadoria em exercício Celina está trazendo para nossa cidade. Então Taguatinga ao final desse ano de 2023 será uma cidade modernizada”.

Veja os números do Túnel de Taguatinga Rei Pelé

  • Investimento: 275 milhões de reais
  • 137 mil veículos passarão pelo túnel diariamente
  • 1010 metros, extensão total do túnel, sendo 830 metros cobertos
  • 353 mil 2190 m3 de terra foram retirados para a escavação do túnel
  • 7 milhões 179 mil e 747 Kg de aço reforçam a estrutura da obra
  • 79 mil e 824 m3 de concreto foram utilizados até agora na obra
  • 1.246 refletores de LED vão iluminar a passagem coberta
  • 52 ventiladores compõem o sistema de exaustão do túnel
  • 332 luminárias de emergência vão iluminar o percurso, em caso de que de energia
  • 14.960 m2 de pavimento rígido revestirão o Boulevard
  • 8 mil metros lineares de meios-fios serão instalados no piso superior do túnel.
  • Depois de concluído, o Túnel de Taguatinga terá 03 pistas de rolamento nos dois sentidos. O túnel 1, chamado de Norte, vai direto para Ceilândia sem interrupção. O túnel 2 chamado de Sul, vem da Ceilândia em direção ao Plano Piloto. Cada túnel terá sinalização horizontal e vertical.

O GDF não informa mais quando as obras serão concluídas. Mais de 93% da obra já está concluída. A previsão dos técnicos é que a inauguração não sairá antes de 31 de julho de 2023.

Da Redação do Agenda Capital