Visitas a estações de tratamento ensinam sobre ciclo do saneamento - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE
Segunda, Agosto 11

Pages

Últimas notícias:

Visitas a estações de tratamento ensinam sobre ciclo do saneamento

  Visitantes podem agendar para conhecer as ETEs e as ETAs; Caesb disponibiliza o Expresso Ambiental, destinado a alunos do 1º ao 5º ano do ...

 Visitantes podem agendar para conhecer as ETEs e as ETAs; Caesb disponibiliza o Expresso Ambiental, destinado a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental

Com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ciclo do saneamento, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) abre suas portas para a visitação às estações de tratamento de água (ETAs) e às de tratamento de esgoto (ETEs) e ainda leva o Expresso Ambiental às escolas de todo o Distrito Federal. Durante as visitas, técnicos da companhia explicam o processo que vai desde a captação de água nos mananciais até a devolução do efluente tratado nos corpos hídricos.

Em 2022, o Expresso Ambiental esteve em 28 escolas e instituições, tendo como público-alvo alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental | Foto: Divulgação/Caesb

Em 2022, foram realizadas 40 visitas às ETAs e 30 visitas às ETEs, envolvendo um público estimado em 2.100 pessoas. O Expresso Ambiental esteve em 28 escolas e instituições, levando educação ambiental para cerca de oito mil pessoas.

Para as visitas às ETEs e ETAs, a Caesb recebe instituições de ensino fundamental – a partir do 6° ano –, médio, superior e técnico, empresas, técnicos, professores, pesquisadores, veículos de imprensa e forças militares. As ETAs Brasília, Brazlândia, Pipiripau, Rio Descoberto e Vale do Amanhecer são abertas à visitação. Já os interessados em conhecer mais sobre o esgoto podem visitar as ETEs Gama, Brasília Norte, Brasília Sul, São Sebastião e Sobradinho.

Na visita do Expresso Ambiental, ônibus de Educação Ambiental da Caesb, o público-alvo são alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do Distrito Federal.

No expresso há uma maquete que contempla diversos aspectos, como a proteção de mananciais, o saneamento rural e urbano, as estações de tratamento de água e esgoto, drenagem pluvial, resíduos sólidos, uso consciente da água (instalações hidráulicas e prediais) e, até mesmo, o manejo do lodo de esgoto – material que, atualmente, é utilizado pela companhia na recuperação de áreas degradadas.

Para agendar uma visita às ETAs ou ETEs, basta clicar neste link e seguir as orientações. Para as escolas solicitarem a visita do Expresso Ambiental, o agendamento é feito nesta página.

Segundo o gerente de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb, Carlo Renan Brites, a meta para 2023 é ampliar o atendimento com o Expresso Ambiental para 12 mil pessoas. “Com esse trabalho, a Caesb enriquece o atendimento à comunidade, oportunizando o debate sobre o consumo consciente de água e a importância da participação da sociedade no bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário”, explica.

Com informações da Caesb

Nenhum comentário

Viveiros da Novacap produziram mais de 1,4 milhão de mudas d...

IPTU 2025: Quarta parcela começa a vencer nesta segunda-feir...

Projeto Cuide-se+ leva serviços gratuitos ao Setor O, em Cei...

Estudantes do programa Pontes para o Mundo recebem orientaçõ...

Gestão traça estratégias para melhorar atendimento no Hospit...

Audiência sobre o Plano de Intervenção Urbana do Guará será ...

Formatura encerra capacitação de guardiões ambientais no Par...

Pertencimento indígena fortalece diversidade no IgesDF

PMDF recupera carro roubado no SHSN em Ceilândia

PMDF prende responsáveis por crime ambiental em área de pres...