Programação do fim de semana na capital tem de samba a peças teatrais - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE
Quinta, Junho 5

Pages

Últimas notícias:

Programação do fim de semana na capital tem de samba a peças teatrais

  Há atrações para toda a família nos museus e nos teatros, opções para quem gosta de curtir música e ainda alternativas para quem prefer...

  Há atrações para toda a família nos museus e nos teatros, opções para quem gosta de curtir música e ainda alternativas para quem preferir ...

 Há atrações para toda a família nos museus e nos teatros, opções para quem gosta de curtir música e ainda alternativas para quem preferir o escurinho do cinema

Desta sexta (20) a domingo (22), o Distrito Federal será palco de uma série de eventos culturais voltados para todo tipo de público. Há atrações para toda a família nos museus e nos teatros, opções para quem gosta de curtir música e ainda alternativas para quem preferir o escurinho do cinema. Confira a seguir a programação cultural nos equipamentos públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) e as atrações com incentivo e apoio do governo.

Música

O Sabadão do Forró terá a participação de os trios brasilienses Fortaleza, Pernambuco, Asa Norte e do Nordeste | Fotos: Divulgação

A Casa do Cantador, em Ceilândia, segue para o segundo fim de semana do projeto Sabadão do Forró, realizado com recursos de emendas parlamentares executadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). No sábado, a partir das 20h, apresentam-se os trios brasilienses Fortaleza, Pernambuco, Asa Norte e do Nordeste. A programação segue no espaço nos dias 28 e em 4 de novembro, com entrada franca.

“Esse projeto tem um significado enorme. Primeiro, porque estamos voltando a proporcionar o forró mais clássico para as pessoas que têm dificuldade de se identificar com os novos gêneros musicais”, explica o coordenador do Sabadão do Forró e presidente da Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal (Asforró-DF), Marques Célio.

“Estamos fazendo com que a cultura venha a contribuir com a economia criativa, dando um complemento de renda a esses artistas que não têm grande notoriedade artística. É o Estado realmente fazendo o papel dele de valorizar o forró, que é um patrimônio cultural e imaterial brasileiro”, complementa.

Também em Ceilândia, na Praça do Cidadão, ocorre no sábado, a partir das 16h, o lançamento do primeiro álbum autoral do coletivo Samba da Malandra, concebido com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). Intitulado Cantautoras, o disco é composto por nove canções que serão apresentadas no show.

A roda terá a participação especial das cantoras Lirys Catharina, Haynna e Loba Makua e da bailarina Luna Jalilah. Além disso, a programação contará com desfile de moda, feira de economia criativa, praça de alimentação e exposição. Para participar, basta doar 1 kg de alimento não perecível.

Quem prefere música clássica pode conferir o concerto Piano e Fantasia, no sábado, com sessões às 9h30 e às 11h no auditório da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), na Esplanada dos Ministérios. O show será conduzido pela pianista e professora Karol Nascimento, ao lado de seus alunos.

Outro equipamento público do GDF, o Complexo Cultural de Planaltina recebe no domingo, às 19h, shows dos grupos Cerradims e Fulô Malagueta como parte da programação do projeto Cerrado Cultural. O Cerradims é composto por Igu Malagueta e Gui Cerradim, e traz como proposta uma música inovadora inspirada no tropicalismo, manguebeat e raízes das culturas tradicionais do Norte e Nordeste. Já o Fulô Malagueta aposta no forró. A entrada é franca.

Museu

Parte do acervo do Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC), que preserva a história da construção de Brasília, está disponível para apreciação no estande do equipamento público da Secec na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães até domingo, com programação gratuita todos os dias, das 9h às 17h.

O MVMC integra o espaço batizado de Rede de Ciência do DF, montado no Centro de Convenções. “Levamos parte do acervo fotográfico da construção da nova capital e da exposição Poeira, Lona e Concreto e das Oficinas do Saber Fazer, com artesanatos do bordado e crochê no lacre, além das gravuras do nossos alunos do projeto Gravura em Foco”, destalha a gerente do MVMC, Eliane Falcão.

Participação do Museu Vivo da Memória Candanga na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia | Foto: Divulgação

Os vídeos da história do museu, os relatos históricos da construção da nova capital e a parte educativa completam as atrações do espaço do museu, que segue aberto para visitação de segunda a sábado, das 9h às 17h, no Setor Juscelino Kubistchek, no Núcleo Bandeirante.

Com entrada gratuita, o Museu de Arte de Brasília está com cinco exposições em cartaz. Além da mostra do acervo com 150 obras dos séculos 18 ao 21, estão disponíveis para visitação A Verdade, com fotos do 8 de janeiro feitas por Gabriela Biló; O Fio que Conecta, de Isabella Despujols, com telas bordadas inspiradas na arte cinética venezuelana; Além dos Limites, de Ricardo Stumm, com peças de bronze, vidro, fotografias e gravuras sobre os 30 anos de carreira, e 195 Anos de Relações Diplomáticas Brasil – Rússia, organizada pela Embaixada da Rússia no Brasil. Funciona sexta, sábado e domingo, das 10h às 19h.

Teatro

Esse fim de semana será o primeiro da 24ª edição do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Na ocasião serão exibidos os espetáculos Atos de Leitura, do Teatro do Concreto, sexta-feira e no sábado, às 20h; e Enquanto Você Voava, Eu Criava Raízes, da Cia Dos À Deux, com sessões sábado, às 20h, e domingo, às 17h e às 20h.

O Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) recebe o espetáculo Memória de Árvore, com sessões sábado, às 11h e às 16h, e domingo, às 11h. Direcionado para crianças de 4 a 6 anos, a peça aborda a conexão entre humanos e a natureza, especialmente as árvores. O ingresso custa R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira) e pode ser adquirido pelo site Sympla. Pessoas com deficiência visual e acompanhante têm direito a ingresso gratuito para as sessões de sábado, que contam com audiodescrição.

Espetáculo ‘Memória de Árvore’ estará no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) | Foto: Divulgação

Já no domingo), às 16h, o espaço tem a encenação do espetáculo Violetas da Aurora, o Encontro. A peça é do Coletivo Violetas da Aurora, grupo circense de Recife (PE). Na montagem, a celebração da união de quatro palhaças Dona Pequena (Ana Nogueira), Uruba (Fabiana Pirro), Maroca (Mayra Waquim) e Sema Roza Madalena (Silvia Góes) no picadeiro.

A apresentação única será no Teatro Galpão Hugo Rodas e tem classificação indicativa livre. Quem for assistir pode fazer uma colaboração espontânea no chapéu, pagando o quanto puder e quiser.

Cinema

Desta sexta a domingo, o Cine Brasília (106/107 Sul) exibe os filmes A Viagem do Príncipe (10h), Calamidade: A Infância de Martha Jane Cannary (14h), Nosso Sonho (16h), Meu Nome é Gal (18h20) e Deserto Estrangeiro + Elas por Elas (20h40).

 

A grande novidade em cartaz é o filme Elas por Elas, que entrou no Cine Brasília na última quinta-feira (19). Composta por sete contos, a antologia conta com a direção de sete diretoras e é estrelada por sete renomadas atrizes: Anne Watanabe, Cara Delevingne, Eva Longoria, Jacqueline Fernandez, Jennifer Hudson, Marcia Gay Harden e Margherita Buy.

Filmada em quatro países, a produção celebra a diversidade e o talento feminino na indústria cinematográfica, tendo como objetivo transmitir uma mensagem poderosa de empoderamento e união feminina. O filme foi indicado ao Oscar 2023 na categoria Melhor Canção Original com a música-tema Applause, escrita por Diane Warren e interpretada pela cantora Sofia Carson.

Nenhum comentário

Programa de qualidade de vida do GDF ganha destaque em fórum...

Mais de 800 vagas de emprego estão abertas com salário de at...

GDF valoriza magistério com reajustes salariais, benefícios ...

Terracap licita 115 imóveis neste mês

UTIs do Hospital de Base conquistam certificação nacional de...

Projeto propõe atendimento da população idosa em situação de...

Saúde recebe 132 novos profissionais para reforçar o atendim...

Após investigação minuciosa da 29ª DP, latrocida pega pena d...

Operação Terra Tomada: PCDF investiga roubo e extorsão ligad...

PCDF prende alvo da operação powercut por lavagem de dinheir...