Prazo vale também para demais iniciativas contempladas com recursos governamentais. Outras etapas de inscrição seguirão abertas até o dia ...
Prazo vale também para demais iniciativas contempladas com recursos governamentais. Outras etapas de inscrição seguirão abertas até o dia 3 de dezembro
O Centro de Dança (CD), equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), está com inscrições abertas para a promoção de aulas e apresentações no primeiro semestre de 2024. O prazo para recebimento de solicitações de uso é dividido em quatro categorias. A primeira delas é referente a projetos contemplados com recursos governamentais, como o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e a Lei de Incentivo Cultural (LIC). Essas iniciativas têm até este domingo (12) para enviar o pedido de utilização.
O cronograma segue com o envio de propostas de atividades direcionadas às pessoas com deficiência (PcD), entre os dias 13 e 19 deste mês. Em seguida, dos dias 20 a 26, serão aceitos pedidos relacionados aos segmentos da dança estabelecidos na Portaria n° 250/2017 – jazz, dança clássica, contemporânea, urbana, moderna, popular e tradicional. Por fim, entre os dias 27 deste mês e 3 de dezembro, será a vez de outros segmentos da dança, não incluídos na portaria, manifestarem interesse.
Para participar do processo, os interessados devem solicitar o formulário de inscrição ao e-mail centrodanca@cultura.df.gov.br. Depois, devem enviar o documento preenchido e anexar um documento de identificação com foto e, para aqueles que forem ministrar aulas, um portfólio e o plano de ensino. Qualquer pessoa pode participar desde que seja com uma atividade voltada para dança. As propostas selecionadas poderão ser realizadas entre 8 de janeiro e 29 de junho do ano que vem.
Segundo o gerente do equipamento, Júnior Ribeiro, as propostas de uso podem ser enviadas o ano inteiro, mas é interessante que sigam os prazos tendo em vista que há maior chance de que o profissional consiga as datas e os horários desejados. Diz ainda que os professores que já utilizam o espaço também precisam enviar as solicitações.
“Neste semestre, temos 250h semanais de atividades de formação com diversas estéticas, modalidades e público. Para o próximo, podemos ter mais ou menos do que 250h, dependendo de quantas e quais atividades teremos”, esclarece.
Referência no DF
Inaugurado em 1993, o Centro de Dança fica na Quadra 1 do Setor de Autarquias Norte, próximo à via L2 Norte, e conta com cinco salas, somando 765 m². “É o único espaço público de cultura exclusivamente voltado para a área da dança. E é de suma importância democratizar o acesso à essa linguagem”, afirma o gerente do espaço. “Abrigamos 80% das produções de dança no DF e muitos dos espetáculos que acontecem aqui são concebidos e ensaiados no centro”, continua.
Os frequentadores também reconhecem a importância do espaço. “As salas são bem amplas, com o pé direito bem alto, e uma das salas tem o piso adequado para o balé, que amortece o impacto dos saltos. É tudo bem organizado e limpo”, afirma a psicóloga Júlia Hofig, 33 anos. “Acho incrível ter um espaço público dedicado para a arte. É uma casa em que os dançarinos podem crescer”, completa ela, que pratica balé clássico no local desde 2019.
A advogada Jéssica Caeli, 39 anos, também ressalta as características das salas. “A estrutura aqui é impressionante. Todo bailarino, independentemente da modalidade, precisa do piso apropriado, que é aquele que tem uma madeirite em cima do piso tradicional para amortecer os saltos. Aqui temos uma sala assim”, conta. “É extremamente importante termos esse espaço. A gente vê muitas atividades acontecendo, desde capoeira e forró a tango e balé contemporâneo”, ressalta.
Informações sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas podem ser acessadas no site da Secec. A hora-aula das modalidades custam até R$ 13. A programação do primeiro semestre de 2024 será divulgada na segunda quinzena de dezembro, também no portal da pasta.
Cronograma de envio de pedidos de uso
De 06/11 a 12/11 – Projetos contemplados com recursos governamentais, como o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e a Lei de Incentivo Cultural (LIC);
De 13/11 a 19/11 – Propostas de atividades direcionadas à pessoas com deficiência (PcD);
De 20/11 a 26/11 – Demanda espontânea dos segmentos listados na Portaria nº 250/2017;
De 27/11 a 03/12 – Demais segmentos da dança.
Serviço
Centro de Dança
Telefone: (61) 3328-4387, para dúvidas geral
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 9h às 22h.
E-mail para solicitação do formulário: centrodanca@cultura.df.gov.br
Com informações:da Agência Brasília
Nenhum comentário