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Câmara de Compensação aprova destinação de R$ 1,2 milhão a ações ambientais

 Presidida pelo Instituto Brasília Ambiental, a CCAF realizou, nesta quinta (13), a segunda reunião ordinária do ano, com a aprovação de c...

 Presidida pelo Instituto Brasília Ambiental, a CCAF realizou, nesta quinta (13), a segunda reunião ordinária do ano, com a aprovação de cinco propostas

O Instituto Brasília Ambiental realizou na tarde desta quinta-feira (13), a segunda reunião ordinária do ano da Câmara de Compensação Ambiental e Florestal (CCAF). O encontro, presidido pelo secretário executivo do instituto, Valterson Silva, aconteceu na sede da própria autarquia, e resultou na aprovação de recursos na casa de R$ 1,2 milhão, que vão viabilizar as cinco propostas que estiveram em pauta.

Câmara de Compensação Ambiental e Florestal se reuniu nesta quinta (13), com a aprovação de cinco propostas; a próxima reunião ordinária da CCAF está prevista para o mês de agosto | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

A primeira proposta, no valor de R$ 125.210, viabiliza a versão eletrônica e impressa de cerca de 1.500 exemplares da publicação Flora do Jardim Botânico de Brasília – Ervas e Arbustos – Guia de Campo. Foi acordada a participação da CCAF na definição do Plano de Distribuição das impressões. Os recursos são parte da compensação florestal devida pela FGR Urbanismo Centro Sul.

 


Assim, o novo trajeto ocorrerá pelas três novas faixas de circulação, situadas à direita da via atual, próxima aos equipamentos públicos localizados às margens da pista. Esse desvio é válido para quem deseja seguir rumo à Asa Sul.

Já quem vai acessar o Setor Hospitalar Sul, o cemitério Campo da Esperança e áreas adjacentes precisa se manter na faixa da esquerda, no trecho de pista já existente. Esse trajeto só poderá ser utilizado pelo período de 15 dias, a contar da data da interdição; após esse período, o acesso será interditado.

Gabriela Contreira, da SODF: “As obras avançaram a um ponto em que precisamos liberar frentes de serviço para que a empresa continue executando o corredor do BRT, onde será feito o desenho final da pista”| Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A SODF lembra que desvio de fluxo realizado na ESPM é permanente e está previsto no projeto de reformulação da pista. Além disso, os retornos da via serão fechados da altura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) até o viaduto da W3 Sul, exceto o cruzamento do cemitério com o Setor Hospitalar Sul.

“Isso nos permitirá isolar a faixa que passará pela troca do pavimento. Ao final, teremos novos retornos, com novos cruzamentos e os retornos que existem hoje serão extintos”, prossegue a engenheira.

O novo trajeto ocorrerá pelas três novas faixas de circulação, situadas à direita da via atual, próxima aos equipamentos públicos localizados às margens da pista

Corredor Eixo Oeste

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A definição do novo trajeto da ESPM é mais uma etapa concluída do projeto de reformulação do sistema viário da ESPM. Foram investidos R$ 56,7 milhões em serviços de aprimoramento da via, operação que vai proporcionar maior fluidez no tráfego dos 65 mil motoristas que passam pela região diariamente.

Os trabalhos na ESPM incluem serviços de adequações, com a instalação de nova pavimentação, redes de drenagem, sinalização horizontal e vertical, novas e acessíveis calçadas e paisagismo, além de uma bacia de detenção, localizada na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Santuário de Vida Silvestre Riacho Fundo Área III, às margens da DF-051, Estrada Parque das Nações.

O projeto, além das melhorias em mobilidade urbana, prevê a construção de um corredor exclusivo de transporte público coletivo que, em breve, estará integrado ao Corredor Eixo Oeste. Serão 38,7 km de extensão, ligando as principais vias do Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto. O objetivo é reduzir para 30 minutos o tempo de deslocamento entre as duas regiões.

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