Workshop marca abertura do ciclo de atividades, com foco no cumprimento das metas do Plano Distrital de Saúde 2024-2027 A Secretaria de Sa...
Workshop marca abertura do ciclo de atividades, com foco no cumprimento das metas do Plano Distrital de Saúde 2024-2027
A Secretaria de Saúde (SES-DF) iniciou, nessa quarta-feira (3), o ciclo de planejamento da Programação Anual de Saúde (PAS) referente ao exercício de 2026. A abertura ocorreu no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), com o workshop Do Planejamento à Ação. O encontro teve como objetivo promover o alinhamento de conhecimentos e apresentar o cronograma das oficinas, visando à definição de estratégias para o cumprimento das metas e dos indicadores estabelecidos no Plano Distrital de Saúde (PDS) 2024-2027.
Encontro buscou alinhar planos de ação com os objetivos do PDS, facilitando o monitoramento das atividades de saúde ao longo de 2026 | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
O subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal, ressaltou a importância de um planejamento adaptável. “As metas precisam ser constantemente avaliadas para que possam ser ajustadas de acordo com a realidade. Isso garante que o planejamento seja exequível e gere resultados de fato. Planejar não é apenas definir indicadores, mas assegurar que cada ação possa ser medida, monitorada e corrigida quando necessário", afirmou.
Já o subsecretário de Atenção Integral à Saúde da SES-DF, Robinson Parpinelli, destacou o papel do planejamento como ferramenta de construção coletiva: “Planejar é construir o futuro que queremos para a assistência em saúde. As melhores propostas surgem do cotidiano dos serviços e precisam ser transformadas em estratégias possíveis. Todo planejamento deve prever revisões para que as ações correspondam, de fato, às demandas da população".
Planejamento participativo
Promovido pela Subsecretaria de Planejamento (Suplans), o encontro foi direcionado a gestores da SES-DF responsáveis pelos processos de planejamento, monitoramento e avaliação. Participaram gerentes, diretores e coordenadores da administração central, superintendentes, agentes de planejamento das regiões de saúde e unidades de referência distrital, além de representantes do Hemocentro e da Fepecs com atribuições relacionadas ao planejamento.
“Desta vez, ampliamos a integração entre as áreas da secretaria. As regiões de saúde e o Conselho de Saúde passam a participar mais ativamente do processo, o que torna o planejamento mais integrado e fortalece a corresponsabilidade das equipes", explicou a diretora de Planejamento, Orçamento e Contratualização em Saúde da SES-DF, Denise Salviano.
Entre setembro e outubro, serão realizadas 22 oficinas, cada uma voltada a um objetivo estratégico do PDS. O cronograma completo está disponível neste link.
Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)
Nenhum comentário