O Governo do Distrito Federal (GDF) está an a lis a nd o a p r o r rog a ção do p r a z o para que pa is e resp o n s á v e i s q ...
O Governo do Distrito Federal (GDF) está analisando a prorrogação do prazo para que pais e responsáveis que ainda não retiraram o benefício do programa Cartão Uniforme Escolar possam fazê-lo. Este benefício oferece um crédito anual de R$ 282,99 por aluno, destinado à compra de uniformes em malharias credenciadas. Segundo a Secretaria de Educação, a previsão é que a retomada da entrega ocorra a partir de 2 de fevereiro, estendendo-se por cerca de duas semanas. O novo cronograma será divulgado nos canais oficiais da pasta.
Até o momento, o Banco Regional de Brasília (BRB) realizou a entrega de 152.868 cartões para estudantes da rede pública do DF, concluindo esta etapa na última quarta-feira (21 de janeiro). Embora a primeira fase, iniciada em 22 de dezembro, tenha alcançado a maioria dos beneficiários, cerca de 28% dos cartões ainda não foram retirados. A distribuição inicial ocorreu em 22 pontos estratégicos determinados pela Secretaria de Educação, com o apoio da BRB Serviços.
Criado por lei em outubro de 2025, o programa tem como objetivo garantir igualdade de acesso e promover autonomia às famílias, além de impulsionar diretamente a economia local. O presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza, destacou que cada cartão distribuído representa uma melhora na vida dos estudantes e também gera impacto econômico positivo para as costureiras, malharias e pequenos lojistas do DF. Ele reforçou o compromisso do banco público em traduzir eficiência operacional em ganhos sociais.
O benefício é oferecido de forma universal, sem a necessidade de critérios de renda. O valor destinado para os estudantes de uma mesma família é reunido em um único cartão. As compras podem ser realizadas em mais de 90 malharias credenciadas pela Sedes-DF, sendo que o credenciamento desses estabelecimentos segue em andamento. A retirada dos cartões é feita presencialmente em locais previamente selecionados, cuja localização pode ser consultada no portal GDF Social.
O modelo do Cartão Uniforme Escolar foi criado para substituir a antiga distribuição direta de uniformes, promovendo maior autonomia para as famílias e desburocratizando os processos. Além disso, busca fortalecer os fornecedores locais. A iniciativa faz parte da rede de proteção social do DF e integra outras ações operadas pelo BRB, como o Cartão Material Escolar e diferentes programas destinados à transferência de renda.
Da redação do Portal Lei e Política com informações redigidas por Carlindo Medeiros, jornalista.
Nenhum comentário