Page Nav

HIDE

Teste Teste Teste Teste

Últimas notícias:

latest

A 500 dias da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™, conheça a arte que representa Brasília como cidade-sede

    Torneio internacional reforça o trabalho da cidade em se transformar em um grande polo de eventos esportivos do país Faltando 500 dias p...

  Torneio internacional reforça o trabalho da cidade em se transformar em um grande polo de eventos esportivos do país

Faltando 500 dias para o início da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™, a entidade divulgou, nesta segunda-feira (9), as ilustrações inspiradas nas cidades-sede que fazem parte da marca do torneio. A arte que representa Brasília traduz a capital federal como um espaço de movimento, projeção e futuros possíveis. O conceito foi criado pela artista visual e muralista Izzy Credo.

Natural de Trindade (GO), Izzy buscou referências na cultura popular do Cerrado, no protagonismo negro e na relação entre o sagrado e o profano para construir a narrativa visual da capital. “Brasília me traz um imaginário de lugar de futuros possíveis. A arquitetura dialoga muito com essa ideia de movimento, de expectativa, de projeção. Essas são ideias que, quando a gente pensa em futebol, invariavelmente também vêm à cabeça”, explica a artista.

Reprodução/Izzy Credo

Com cores vibrantes e formas orgânicas, a ilustração apresenta a torcida como parte da paisagem e da narrativa do futebol brasileiro. “Quando penso nessa mistura de Cerrado, futebol e torcida, vejo a torcida como um objeto no cenário, que não só compõe o ambiente, mas faz parte da história. Torcer no Brasil é diferenciado não só pela energia e pelo calor, mas também pela estética”, completa Izzy.

A artista destaca, ainda, que o processo criativo foi atravessado por memórias afetivas e coletivas ligadas ao futebol. “Pensar em Copa e em futebol no Brasil é pensar em cultura e em experiência coletiva. Durante o processo, me vi voltando à infância, às brincadeiras na rua, às calçadas pintadas de verde e amarelo. Espero que essa nostalgia chegue às pessoas, porque esse sentimento não é individual, ele é coletivo”, afirma.

A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™ será disputada entre 24 de junho e 25 de julho, com jogos em oito cidades brasileiras. Em Brasília, as partidas serão no Estádio Nacional Mané Garrincha, que já recebeu grandes eventos esportivos e culturais e integra o conjunto de arenas do país aptas a sediar competições internacionais.

Além da capital federal, também são cidades-sede Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). A expectativa é que o torneio consolide ainda mais o Brasil como referência global na realização de grandes eventos esportivos e na valorização do futebol feminino.

Brasília no radar do futebol feminino

O Distrito Federal tem se consolidado ao longo dos anos como polo estratégico para eventos esportivos, graças a investimentos em atletas profissionais da cidade e infraestrutura esportiva.

Em dezembro de 2025, o governo criou o Programa de Apoio ao Futebol do Distrito Federal, para desenvolver os clubes da cidade. Do ponto de vista de infraestrutura, foram feitas as reformas dos estádios Bezerrão, no Gama, com investimento de R$ 3,9 milhões; Augustinho Lima, em Sobradinho; Joaquim Domingos Roriz (Rorizão), em Samambaia; e JK, no Paranoá. Os locais poderão ser utilizados como centros de treinamento (CTs) pelas seleções da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™.

Para garantir a organização do torneio internacional foi criado o Comitê Intersetorial de Coordenação da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™, sob coordenação geral da Casa Civil e com participação de representantes de 12 secretarias, incluindo as de Esporte e Lazer, Economia, Governo, Comunicação, Segurança Pública, Transporte e Mobilidade, Justiça e Cidadania, Turismo, Mulher e Cultura e Economia Criativa.

Nenhum comentário

Pixel