Page Nav

HIDE

Ibaneis Rocha destacou seu comprometimento com o fortalecimento do empreendedorismo feminino durante a cerimônia de abertura do evento Movimente 2026.

   O governador Ibaneis  Rocha e a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, pa r t icipa ra m do evento Movimente 2026, promovido pelo Sebrae n...

  


O governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, participaram do evento Movimente 2026, promovido pelo Sebrae no Royal Tulip Brasília. A abertura do evento, realizada nesta terça-feira (3), reuniu emprerias, especialistas e representantes governamentais para debater temas como empreendedorismo feminino, inovação e acesso a poticas blicas voltadas para negócios liderados por mulheres.

Durante o evento, o governador destacou as ações realizadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em prol das mulheres. Ele mencionou a descentralização dos serviços da Casa da Mulher Brasileira, que passou de uma única unidade no Plano Piloto para cinco novas unidades em diferentes regiões do Distrito Federal, ampliando o acolhimento e as oportunidades para vítimas de violência. Segundo o governador, são iniciativas que mostram o compromisso do GDF em apoiar e impulsionar a participação feminina nos negócios. Ele também reforçou o aumento no orçamento da Secretaria da Mulher, que cresceu de R$ 10 milhões para quase R$ 100 milhões em poucos anos, viabilizando programas de assistência como o acolhimento de vítimas de feminicídio, uma referência nacional.

Outro ponto de destaque foi a presença da vice-governadora Celina Leão, que ressaltou os investimentos do GDF em projetos que promovem a autonomia econômica das mulheres. Citou iniciativas como programas de aluguel social e apoio às crianças órfãs de feminicídios, além de destacar capacitações profissionalizantes como QualificaDF e RenovaDF, responsáveis por formar mais de 300 mil mulheres. A secreria da Mulher, Giselle Ferreira, também reforçou a importância de tais programas, mencionando o decreto que promove o empreendedorismo feminino como um caminho para romper ciclos de violência. Ela mencionou que ações itinerantes m levado capacitações para diversas cidades do DF, buscando atingir o maior número possível de empreendedoras.

O evento segue a quarta-feira (4) com uma programação especial. A vice-governadora Celina Leão conduzirá uma palestra sobre as políticas públicas do GDF voltadas à independência financeira das mulheres empreendedoras, destacando oportunidades e investimentos. Além disso, será lançado o calendário Março Mais Mulher, concentrando iniciativas voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo feminino durante o mês.

Ainda na programação do segundo dia, painéis temáticos coordenados pela Secretaria da Mulher irão abordar temas como a transformação de talentos em negócios sustentáveis e os desafios e oportunidades no empreendedorismo rural e artesanal feminino. Empresárias presentes no evento destacaram a relevância da iniciativa. Luana Portela, de 40 anos, valorizou a visibilidade dada à força feminina no mercado de trabalho. Já Josi Signori, de 60 anos e vinda do Mato Grosso do Sul, enalteceu o potencial econômico para mulheres acima dos 60 anos, apontando a oportunidade como uma plataforma para desenvolver negócios sólidos e duradouros.

O Movimente 2026 reafirma a parceria entre o GDF e o Sebrae na construção e implementação de políticas públicas para incentivar e fortalecer o empreendedorismo feminino no Distrito Federal, fomentando um ambiente inclusivo e inovador para as empresárias da região.

Carlindo Medeiros Jornalsita e editor Responsavel pelor Portal Lei e Política

Pixel