Goiás Pesquisas: Daniel Vilela lidera com 44,6% e chega a 52,3% dos votos válidos.

                                                        Ivan Moreno


Emedebista soma 26,4 pontos percentuais de vantagem sobre Wilder Morais (PL). Projeção de votos válidos indica chance de definição da disputa no primeiro turno

A uma semana do primeiro turno das Eleições 2026, o governador e candidato à reeleição Daniel Vilela (MDB) lidera a corrida pelo Governo de Goiás com 44,6% das intenções de voto no cenário estimulado. O dado consta do levantamento do instituto Goiás Pesquisas, divulgado pelo portal Mais Goiás neste domingo (27).

O resultado coloca o candidato do MDB 26,4 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o senador Wilder Morais (PL), que marca 18,2%. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) aparece em terceiro lugar, com 13,8%.

Na sequência da pesquisa estimulada, surgem:

  • Luís Cesar Bueno (PT): 5,7%

  • Luciana Amorim (UP): 1,5%

  • Danilo Pinheiro (PCO): 1,5%

  • Brancos e nulos: 5,9%

  • Indecisos / Não responderam: 8,9%

Cálculo dos votos válidos e chance no 1º turno

Ao considerar apenas os votos válidos — critério oficial da Justiça Eleitoral que exclui brancos, nulos e indecisos —, Daniel Vilela alcança 52,3%.

Nesse recorte, Wilder Morais soma 21,3%, Marconi Perillo registra 16,2% e Luís Cesar Bueno tem 6,7%. Luciana Amorim e Danilo Pinheiro pontuam 1,8% cada.

A marca de 52,3% coloca o atual governador acima do patamar mínimo de 50% mais um dos votos válidos necessário para liquidar a fatura eleitoral em 4 de outubro, sem a necessidade de segundo turno.

Comparativo com a rodada anterior

Na comparação com o levantamento anterior do Goiás Pesquisas, divulgado em 16 de setembro, Daniel Vilela oscilou de 43,9% para 44,6%. No mesmo período, Wilder Morais variou de 17,9% para 18,2%.

Já Marconi Perillo recuou 3,1 pontos percentuais, passando de 16,9% para 13,8%. Luís Cesar Bueno manteve os 5,7%, enquanto Luciana Amorim subiu de 1,2% para 1,5% e Danilo Pinheiro variou de 1,1% para 1,5%. Todas as oscilações devem ser analisadas considerando a margem de erro da amostragem.

Ficha técnica

A pesquisa contratada pelo portal Mais Goiás foi realizada pelo Instituto Goiás Pesquisas entre os dias 24 e 25 de setembro de 2026, com 1.250 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-09899/2026.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem