Comportas da Barragem do Lago Paranoá são abertas - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Comportas da Barragem do Lago Paranoá são abertas

  Operação foi realizada no início da tarde desta segunda (15), quando duas eclusas foram levantadas para normalizar a cota de água do local...


 Operação foi realizada no início da tarde desta segunda (15), quando duas eclusas foram levantadas para normalizar a cota de água do local

Comportas abertas: 46 metros cúbicos de água por segundo | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

As fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal nos últimos dias fizeram com que o reservatório de águas do Lago Paranoá alcançasse a cota de 1000,6 metros. Assim, a CEB Geração, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e a Defesa Civil, realizou o procedimento de abertura de comportas da Barragem do Paranoá no início da tarde desta segunda-feira (15).

Quando as comportas são abertas, o volume de água no Rio Paranoá aumenta rapidamente, numa escala de 10 a 90 centímetros de altura

A operação teve início às 12h, quando um helicóptero dos bombeiros fez um sobrevoo pela região da jusante da barragem para checar a presença de pessoas nas proximidades dos rios e evitar acidentes – pois, quando as comportas são abertas, o volume de água no Rio Paranoá aumenta rapidamente, numa escala de 10 a 90 centímetros de altura.

Cerca de 45 minutos depois, as sirenes do sistema de notificação em massa foram acionadas, alcançando uma área de 10 quilômetros quadrados, alertando que a operação começaria em breve. Às 12h48, 15 centímetros das comportas 1 e 3 da Barragem do Paranoá foram abertos, e um volume aproximado de 46 metros cúbicos de água por segundo foi liberado para a jusante.

 

Cota monitorada

“Essa ação é necessária para que os níveis da barragem permaneçam dentro de patamares confortáveis e em conformidade com as normas técnicas dos órgãos regulatórios”, explica o diretor-geral da CEB Geração, Eduardo Roriz, que acompanhou a operação e a considerou um sucesso. “A abertura das comportas estava prevista, pois fazemos um monitoramento 24 horas por dia do nível da cota do Lago Paranoá.”

R$ 3 milhões
foram investidos pela CEB na atualização do sistema de notificação em massa

A operação também foi a primeira após a CEB ter investido cerca de R$ 3 milhões na atualização do sistema de notificação em massa, que agora conta com 12 postes de 12 metros de altura, cada um contendo de cinco a 16 cornetas que propagam o som do aviso sonoro por uma área de 10 quilômetros quadrados.

“Todo o trabalho de preparação do sistema, desenvolvido pelas equipes da CEB Geração durante a pandemia, foi finalmente utilizado para alertar a população sobre a abertura de comportas e os riscos à jusante da barragem”, resume o presidente da CEB, Edison Garcia. Aproximadamente 300 pessoas moram nas comunidades ribeirinhas do Altiplano Leste e do Boqueirão, localizadas às margens do Rio Paranoá.

O Lago Paranoá possui cerca de 500 milhões de litros de água, distribuídos em uma área de 40 quilômetros quadrados e com uma profundidade máxima de 48 metros. No ano passado, a CEB Geração efetuou seis operações de abertura das comportas da Barragem do Paranoá.

GALERIA DE FOTOS

Nenhum comentário