[Agora é Lei] Para a segurança de ciclistas e pedestres, passa a ser obrigatório o nivelamento de tampões de bueiros em vias públicas - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE
Quinta, Agosto 7

Pages

Últimas notícias:

[Agora é Lei] Para a segurança de ciclistas e pedestres, passa a ser obrigatório o nivelamento de tampões de bueiros em vias públicas

  Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília A lei determina que qualquer custo adicional necessário à execução do nivelamento dos tampões fic...

 


Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A lei determina que qualquer custo adicional necessário à execução do nivelamento dos tampões ficará a cargo da empresa que executar a obra no local.

Para garantir a segurança de ciclistas, motoristas e pedestres, passa a ser obrigatório o nivelamento de tampões de bueiros, poços de visita e caixas de inspeção nas obras realizadas em vias e passeios públicos. A instrução consta na Lei 6.963/2021, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (21), de autoria do deputado Agaciel Maia (PL) e da ex-deputada Sandra Faraj. 

De acordo com o texto, estão inclusas na obrigatoriedade as obras de pavimentação, recapeamento, reconstrução, tapa-buracos e demais serviços de manutenção em vias e passeios públicos. O nivelamento deve corresponder à mesma altura do piso da via pública ou passeio, deixando a superfície do pavimento sem degraus ou ressaltos, e deverá ser concluído junto com a realização da obra, sendo proibida a concessão de prazo para conclusão posterior. 

A lei dita ainda que qualquer custo adicional necessário à execução do nivelamento dos tampões ficará a cargo da empresa que executar a obra no local. 

Segundo o deputado Agaciel Maia, as principais vítimas do desnivelamento de tampões são os ciclistas e os idosos. “Os acidentes por falta de nivelamento são constantes. Muitas pessoas têm dificuldades de locomoção, algumas usam cadeiras de rodas ou muletas, e esse desnível prejudica o deslocamento e causa acidentes graves”, explicou.

O objetivo da lei, portanto, é garantir a segurança e a mobilidade, ao minimizar o risco à integridade física dos cidadãos. 

Da redação com informações da  Agência CLDF

Nenhum comentário

Governador Ibaneis recebe título de sócio benemérito do Club...

Projeto Defensoria do DF nas Escolas terá edição extra no Pl...

Grupo de teatro leva arte da palhaçaria para escola especial...

Policlínica de Taguatinga passa por revitalização

População pode contribuir com livro sobre a história de Sobr...

Projeto social da PMDF se destaca em campeonato de jiu-jítsu...

Brasília recebe maior festival multiesportivo e cultural da ...

Dia dos Pais: Procon-DF orienta sobre como fazer compras seg...

Ação de acolhimento da população em situação de rua contempl...

Confira onde buscar atendimento para questões relacionadas à...