GDF Mais Perto do Cidadão: Fercal recebeu ações de acolhimento que foram de gestantes a mulheres vítimas de violência - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

GDF Mais Perto do Cidadão: Fercal recebeu ações de acolhimento que foram de gestantes a mulheres vítimas de violência

  Histórias de superação e solidariedade marcaram a 52ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidada...

  Histórias de superação e solidariedade marcaram a 52ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania, que levou às famílias da Fercal atendimentos do Na Hora, Polícia Civil e de diversos outros órgãos do GDF

Jullyana Pereira da Silva, de 40 anos, está grávida pela quinta vez. Além de gerar uma nova vida, ela carrega uma história marcada por violência e superação. Foi uma das primeiras a chegar ao espaço do programa Direito Delas, na sexta-feira (23), durante a 52ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do  Distrito Federal (Sejus-DF), realizada na Fercal nesta sexta e sábado (24).

“Estou grávida e fui agredida pelo meu ex-companheiro. Aqui recebi orientações sobre meus direitos”, disse. O evento contou com a presença da vice-governadora do DF, Celina Leão, que acompanhou de perto as ações de apoio à população.

Casamento Comunitário 2025: sonho realizado para Iraci Pereira Magalhães, de 79 anos, e Domeval Monteiro dos Santos, de 65 | Foto: Divulgação/Sejus-DF

A participação de Jullyana no Direito Delas — voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência, além de crianças e idosos — representou um passo importante em sua trajetória de superação. Logo após, ela encontrou acolhimento no projeto Nasce Uma Estrela, também realizado pela Sejus, destinado a gestantes e mães de recém-nascidos. “Participei da palestra dos bombeiros sobre o que fazer quando o bebê se engasga. Aprendi técnicas importantes que podem salvar vidas”, afirmou.

Outra história foi a das irmãs Aline Vitória e Letícia Vieira dos Santos, de 24 e 22 anos. Mãe de uma bebê de apenas um mês, Aline participou do curso Nasce Uma Estrela ao lado da irmã, grávida de sete meses. “Aprendemos sobre primeiros socorros e ouvimos uma palestra de uma doula, que explicou nossos direitos. Se eu tivesse tido esse apoio antes, minha experiência no parto teria sido diferente”, contou Aline, com a pequena Hellouisy nos braços.

Acolhimento e transformação

Esses são apenas alguns dos relatos que demonstram como o GDF Mais Perto do Cidadão vai além da oferta de serviços públicos. Ele simboliza acolhimento, informação e transformação social. 

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania, destaca o compromisso do evento. “Cada edição do GDF Mais Perto do Cidadão é uma oportunidade de mudar vidas. Nosso papel é levar dignidade e acesso a serviços essenciais para todos”, afirma.

Casamento Comunitário

O evento também realizou inscrições para a segunda edição do Casamento Comunitário 2025, marcada para o dia 29 de junho. Servidores da Sejus realizaram um mutirão de atendimento em um espaço exclusivo, mais amplo e com mais conforto, para receber os interessados.  Entre eles, se inscreveram na manhã de sábado Iraci Pereira Magalhães, de 79 anos, e Domeval Monteiro dos Santos, de 65. “Estamos juntos há 15 anos e sempre adiamos esse sonho por falta de dinheiro. Agora, finalmente, vamos realizá-lo”, contou Domeval, emocionado.

Cidadania, cultura e serviços

 Durante os dois dias, a população teve acesso a uma ampla oferta de atendimentos, como os prestados pelo Na Hora, Polícia Civil e de outros diversos órgãos do GDF. Também foram oferecidos serviços de vacinação de pets, espaço infantil, atendimento de beleza e o tradicional brechó solidário.

A comunidade da Fercal também pôde usufruir dos projetos Um Novo Olhar para a Melhor Idade — com atendimento oftalmológico gratuito e doação de óculos para idosos — e Protagonista da Casa, que capacita mulheres em organização e limpeza doméstica, oferecendo certificação e promovendo a geração de renda.

Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF)

Nenhum comentário