Chefe do Executivo participou da apresentação da nova diretoria da Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano (NTU), na noite ...
Chefe do Executivo participou da apresentação da nova diretoria da Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano (NTU), na noite desta terça-feira (27)
O governador Ibaneis Rocha participou, na noite desta terça-feira (27), da apresentação da nova diretoria da Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano (NTU), em evento no Setor de Clubes Esportivos Sul. Na cerimônia, o chefe do Executivo exaltou a democratização do transporte público e os investimentos feitos na mobilidade urbana do Distrito Federal.
“Brasília tem se mostrado um grande exemplo do transporte público democrático, a gente aqui tem transporte público gratuito para estudantes, para pessoas com deficiência e agora também o Vai de Graça, que as pessoas podem utilizar o sistema de transporte público, tanto de ônibus quanto do metrô, gratuitamente aos domingos e aos feriados, democratizando todos os espaços da cidade”, elencou o governador.
“Isso tem um custo para o Estado, sem dúvida nenhuma, mas o que mais importa é a qualidade. E nós temos hoje, graças ao trabalho do Distrito Federal, do governo com as empresas, a maior frota de ônibus novos do Brasil. Temos a melhor frota atendendo, vamos modernizar, acho que temos muito a avançar nessa questão do transporte público, mas Brasília hoje está na vanguarda e a gente espera que isso continue”, acrescentou.
O Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido na renovação da frota de ônibus, no retorno dos zebrinhas e na expansão do metrô, entre outras ações, junto a obras que facilitam o trânsito de todos, como rodoviárias, passarelas e viadutos. Além da gratuidade aos domingos e feriados, a capital federal também teve as tarifas do transporte público congeladas em 2020 — e seguirão assim até o fim de 2026.
No campo da mobilidade, o Distrito Federal caminha para ter uma frota de 90 ônibus elétricos, mais silenciosos e menos poluentes. O incentivo ao uso de veículos elétricos e híbridos também inclui isenção de IPVA e a instalação de 130 eletropostos em locais estratégicos da capital.
Outra frente importante é a parceria entre o GDF e a Neoenergia para implantação de um posto de abastecimento de Hidrogênio Verde, consolidando Brasília como polo emergente em soluções energéticas sustentáveis.
Diretoria
A nova diretoria da NTU foi eleita para o biênio 2025/2027. O Conselho Diretor tem Edmundo Pinheiro como presidente e Mauro Artur Herszwicz como vice. Francisco Christovam e Marcos Bicalho, atuais diretor executivo (CEO) e diretor de gestão, respectivamente, foram reconduzidos aos cargos. Já o posto de diretor técnico será ocupado por Matteus Freitas, antes coordenador do Núcleo de Transporte da NTU.
“É um momento importante que o nosso setor passa. O transporte público, desde a pandemia, perdeu participação para o transporte individual e a gente viu reflexos disso nas cidades, com o trânsito cada vez mais complicado exatamente porque mais pessoas migraram para o carro. E Brasília é um exemplo para o Brasil, de como isso pode mudar. Brasília é a única cidade no Brasil em que a demanda de passageiros hoje é maior do que era antes da pandemia. Temos aqui hoje a frota mais nova, graças a uma política pública de promoção, de incentivo, de valorização do transporte público coletivo, e é isso que a gente quer levar para todo o Brasil”, ressaltou Edmundo Pinheiro.
Fundada em 1987, a NTU é uma entidade de classe nacional, cujo objetivo é representar as operadoras de ônibus urbanos e metropolitanos junto ao poder público e à sociedade civil. “Eu costumo dizer que o transporte é o serviço público que viabiliza os demais serviços públicos. Sem o transporte, o doente não chega ao hospital, o estudante não chega à escola, o trabalhador não chega ao serviço e a própria população não pode usufruir do lazer, por exemplo, que a cidade oferece nos finais de semana. Então, o nosso serviço é um serviço essencial, ele é estratégico, não só porque está escrito na Constituição, mas porque, de fato, é um serviço que a população mais se identifica quando precisa realizar o seu deslocamento”, enfatizou Francisco Christovam.
“E Brasília tem dado um exemplo importante pelo fato de ter uma política tarifária em que o subsídio garante a remuneração das empresas, ao mesmo tempo que possibilita uma tarifa módica. Quer dizer, a população paga um valor menor do que o valor do custo do serviço e isso é muito significativo”, arrematou o CEO.
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