GDF lançou o edital para formulação e implementação do Plano Estratégico de Inovação e Polos Tecnológicos do D istrito F eder a l, d e s...
GDF lançou o edital para formulação e implementação do Plano Estratégico de Inovação e Polos Tecnológicos do Distrito Federal, destinado à seleção de organizações da sociedade civil qualificadas para executar o Programa de Empreendedorismo Científico, promovendo a integração entre os setores público, privado e acadêmico.
Na última sexta-feira (5), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) divulgou, no Diário Oficial do Distrito Federal, o Edital de Chamamento Público nº 03/2025. O documento visa selecionar organizações da sociedade civil (OSCs) aptas a desenvolver e implementar o Plano Estratégico mencionado. O período para submissão das propostas é de 30 dias.
O Programa de Empreendedorismo Científico está estruturado na cooperação interinstitucional entre Estado, empresas privadas, universidades e sociedade civil, com o objetivo de promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico na região. A iniciativa contempla dois eixos principais: o "Capital Lab", destinado à criação de espaços físicos propícios ao amadurecimento e comercialização de tecnologias; e o projeto "Pesquisa & Mercado DF", que busca promover um alinhamento estratégico entre a produção acadêmica e as necessidades práticas do mercado.
Os principais pilares do projeto incluem a promoção do empreendedorismo acadêmico, por meio da criação de spin-offs e startups; a modernização da infraestrutura tecnológica e digital; a capacitação de profissionais altamente qualificados em áreas como inteligência artificial e ciência de dados; a atração de investimentos estratégicos; e a garantia de sustentabilidade, além da inclusão digital para ampliação do acesso às novas tecnologias.
As OSCs interessadas devem enviar suas propostas junto à ficha de inscrição para o endereço eletrônico empreendedorismocientifico@secti.df.gov.br. A avaliação será conduzida por uma comissão especializada, que aplicará quatro critérios principais, totalizando um máximo de 20 pontos:
1. Alinhamento aos objetivos da política pública: As propostas devem evidenciar compatibilidade com as diretrizes estabelecidas pelo edital e justificar os objetivos que se pretende atingir.
2. Qualidade técnica: Será analisada a clareza na descrição dos serviços previstos, metodologias aplicadas, equipamentos utilizados, além da apresentação de indicadores para monitoramento e metas tanto quantitativas quanto qualitativas.
3. Planejamento financeiro: As propostas devem demonstrar coerência nos valores estimados, observando parâmetros de mercado, proporcionalidade entre custos e recursos previstos.
4. Cronograma de trabalho: Verificar-se-á a compatibilidade entre os prazos estipulados e os requisitos necessários à execução dos projetos.
Após o término do período de submissão, as propostas serão classificadas em até 10 dias. Posteriormente, ocorrerá a publicação dos resultados provisórios, abertura para recurso e, finalmente, a homologação dos resultados definitivos.
Para mais informações, o texto completo do edital pode ser acessado diretamente através do site oficial da Secti-DF.
Informações da redação do Portal de Notícias Lei e Política

Nenhum comentário