Page Nav

HIDE

Teste Teste Teste Teste

Últimas notícias:

latest

Campanha Carnaval Sem Assédio é realizada pelo quarto ano seguido no Distrito Federal

   Os cartazes con t ê m QR Code s que direciona m para o site da Secretaria da Mulher, além d e divulgar os principais canais de denúnci...

  


Os cartazes contêm QR Codes que direcionam para o site da Secretaria da Mulher, além de divulgar os principais canais de denúncia: 190 (Polícia Militar), 156 – opção 6 (Central do GDF) e 180 (Central de Atendimento à Mulher).

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) lança nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, às 14h, o calendário oficial da ação Carnaval Sem Assédio. Este é o quarto ano consecutivo da iniciativa, que tem como objetivo prevenir e combater casos de assédio e violência contra mulheres durante as comemorações carnavalescas.

As equipes da SMDF atuarão em estabelecimentos comerciais e blocos de Carnaval distribuídos pelas regiões administrativas do Distrito Federal. A abordagem inclui atividades de conscientização, orientação e acolhimento, visando alertar foliões, comerciantes e trabalhadores do setor de entretenimento sobre a importância do respeito e a necessidade de denunciar qualquer caso de violência de gênero. Infelizmente, esse tipo de violência tende a aumentar durante o período carnavalesco.

Sob o slogan *Não acabe com a minha festa*, cerca de 3 mil cartazes e adesivos começaram a ser distribuídos no dia 2 de fevereiro por aproximadamente 90 servidores da secretaria. Esses materiais estão sendo estrategicamente fixados em locais de grande circulação, como banheiros e entradas de bares e restaurantes, com o intuito de atingir o maior mero possível de pessoas.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, reforça a importância dessa mobilização: "O Carnaval é um momento de alegria, e nenhuma mulher deve ter esse direito comprometido por práticas desrespeitosas ou violentas. Com a mobilização conjunta do GDF, nosso objetivo é proporcionar às mulheres um Carnaval com segurança, orientação e acolhimento".

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), os últimos dois Carnavais não registraram casos de assédio no Distrito Federal, resultado atribuído à presença preventiva do poder público, às iniciativas educacionais e ao fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, também destaca a relevância da ação: "Seremos presea ativa nos blocos, bares e outros espaços festivos. O Carnaval Sem Assédio salva vidas ao informar, orientar e mostrar que as mulheres jamais estarão sozinhas. O respeito precisa ser parte essencial dessa celebração".

A iniciativa ainda integra a execução do Protocolo Por Todas Elas, estabelecido pelo Decreto nº 45.772/2024, em conformidade com a Lei nº 7.241/2023. O protocolo exige que espaços públicos e privados adotem medidas voltadas à segurança, proteção e apoio às mulheres que tenham sido vítimas de violência ou estejam em risco iminente, ampliando assim a atuação das redes de proteção habilitadas durante eventos de grande porte.

Evento:

Data: 6 de fevereiro
Horário: 14h
Local: New Mercaditto – 201 Sul

Da redação do Portal de Notícias

Facebook

Nenhum comentário

Pixel