Em mais uma ação de estreitamento da sua parceria institucional, a Rádio Timbira, emissora pública oficial do Governo do Maranhão, recebeu a visita da diretoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta terça-feira (6). Durante o encontro, o diretor-geral da EBC, Thiago Regotto, conheceu as instalações e conversou com a equipe técnica da rádio.
Thiago Regotto foi recebido pela secretária de Estado de Comunicação Social, Gabriela Moreira, pela secretária-adjunta de Imprensa, Mieko Wada, e pela diretora da Rádio Timbira, Celina Mendes e equipe. Ele também foi entrevistado ao vivo pelos comunicadores Amanda Couto e Aécio Macchi, no programa Cafeína 95.
Desde 2023 a Rádio Timbira atua em parceria com a Rede EBC, fazendo parte da Rede Nacional de Rádio, integrando conteúdos e retransmitindo programas jornalísticos e educativos de alcance nacional produzidos pelas Rádios EBC (como a Rádio Nacional).

Segundo Gabriela Moreira, a visita de Thiago Regotto visa estreitar ainda mais a parceria institucional entre as emissoras. “A visita do Thiago Regotto à sede da Rádio Timbira reforça ainda mais, para os próximos anos, essa parceria que mantemos desde 2023. Por meio deste trabalho, enviam informações da pauta nacional para serem retransmitidas aqui na nossa programação e a gente faz parcerias e collabs de programas. Nós também enviamos informações sobre o Maranhão que são retransmitidas pelos programas da EBC de modo que a população brasileira tenha acesso ao que está acontecendo aqui no Maranhão. Então, é uma parceria de extrema importância para que a gente não só estreite esses laços, mas que a população em geral tenha conhecimento do que que acontece aqui no Maranhão”, assinalou.
Thiago Regotto destacou a transição que a Rádio Timbira fez para o digital e a frequência FM nos últimos anos. “Eu tinha muita vontade de visitar o Maranhão e ver de perto o trabalho que está sendo feito aqui na Rádio Timbira. Uma emissora dos anos 1940 que conseguiu fazer a transição bem-sucedida para a frequência FM e o ambiente digital com uma programação moderna que dialoga com o povo de São Luís e do Maranhão. A Timbira é um exemplo para emissoras antigas que ainda estão presas a um modelo ultrapassado de transmissão. A partir desta visita será possível aproveitar mais o conteúdo produzido pela Timbira na programação da EBC”, afirmou.
Para Celina Mendes, diretora da Rádio Timbira, a visita do diretor da EBC vem a consolidar um acordo de parceria que pode potencializar e tornar mais conhecido o trabalho que vem sendo feito na Rádio Timbira. O acordo vislumbra a veiculação de conteúdo da Timbira na programação da Rádio Nacional, que é vinculada à EBC.
“Ficamos felizes em constatar que a estrutura da rádio, assim como sua grade de programação surpreenderam positivamente o diretor da EBC. A parceria vislumbra veicular, na Rádio Timbira, material produzido pela EBC. Para consolidar essa parceria, foram realizadas, no mês de setembro, várias videoconferências de alinhamento. Estamos na etapa de selecionar o material da EBC que será veiculado e, também, do material que iremos transmitir na Rádio Nacional. A presença do diretor Thiago Regotto trouxe, inclusive, conversas para ampliar a parceria, o que foi sugerido pelo próprio diretor, que considerou a estrutura da rádio satisfatória e apta para tal”, informou.

A nova grade da Timbira prioriza a valorização da cultura maranhense, a divulgação de ações governamentais e o fortalecimento da interação com a audiência por meio de parcerias institucionais.
Com a reinauguração, a emissora manteve sua missão de dar voz ao povo maranhense e democratizar o acesso à informação, ao entretenimento e aos serviços públicos, consolidando-se como um patrimônio cultural e comunicacional do estado.
A emissora integra a estrutura de comunicação do Governo do Maranhão, sendo ligada à Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom). Em abril de 2024 a Rádio Timbira passou a ser sintonizada na faixa FM 95,5MHz, conforme determinação do Decreto Federal Nº 8.139/13, que estipulou a extinção do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias de caráter local.
