Dados são registrados em pesquisa elaborada pela equipe do Jardim Botânico de Brasília, com foco no Herbário Ezechias Paulo Heringer O Her...
Dados são registrados em pesquisa elaborada pela equipe do Jardim Botânico de Brasília, com foco no Herbário Ezechias Paulo Heringer
O Herbário Ezechias Paulo Heringer, do Jardim Botânico de Brasília (JBB), conta com a quarta coleção brasileira mais representativa do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Assim aponta o Inventário Florístico em Área de Amortecimento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, estudo segundo o qual, entre 2019 e 2020, as equipes do JBB foram responsáveis por 85% dos quase 1,5 mil espécimes coletados na área do parque e suas adjacências.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma das unidades de conservação mais visitadas de Goiás por suas. Criado em 1961 e ampliado em 2017, conta atualmente com 240 mil hectares delimitados por cinco municípios da região. O objetivo desse levantamento no local foi evidenciar a importância de áreas preservadas na zona de amortecimento de unidades de conservação para a manutenção da biodiversidade destas.
Para a diretora executiva do JBB, Aline De Pieri, a pesquisa realizada é fundamental para a conservação do cerrado, bioma que vem sofrendo destruição de toda a vegetação nativa. “Esse projeto se propõe a provar que áreas fora da unidade de conservação são importantes para manter a biodiversidade e a sanidade ambiental local, o que fica evidenciado pelos resultados robustos de flora e fauna coletados na área”, aponta.
Com informações do Jardim Botânico de Brasília
Nenhum comentário