Exportação de carne bovina cai em maio com menor demanda da China - PORTAL DE NOTÍCAS SERTANEJO TOP 10

Page Nav

HIDE

Pages

Últimas notícias:

latest

Exportação de carne bovina cai em maio com menor demanda da China

  Exportações somaram 149,8 mil toneladas em maio   Agência Brasil As exportações de carne bovina do Brasil recuaram 18% em maio ante igual ...

 

Exportações somaram 149,8 mil toneladas em maio Agência Brasil

As exportações de carne bovina do Brasil recuaram 18% em maio ante igual período do ano passado, o que levou o embarque acumulado em 2021 a voltar ao território negativo, mostraram dados das associações do setor Abiec e Abrafrigo nesta terça-feira (8).

De acordo com dados do governo federal compilados pela Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), os embarques de carne bovina (in natura e processada) somaram 149,8 mil toneladas no mês passado. A receita atingiu US$ 725,2 milhões, queda de 7% na comparação anual.

Com isso, o acumulado de janeiro a maio do atingiu 710.093 toneladas exportadas, um recuo de 2,9% frente aos cinco primeiros meses de 2020, informou a associação. Por outro lado, as receitas ainda apuram alta de 2,2% na mesma base de comparação, a US$ 3,2 bilhões.

A Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos) detalhou que os volumes mais fracos em maio foram puxados por uma redução nos embarques para a China, principal cliente do Brasil em carne bovina.

O país asiático, por meio do continente e da cidade-estado de Hong Kong, importou 87.231 toneladas da proteína em maio, versus 118 mil toneladas no mesmo mês do ano passado, afirmou a Abrafrigo também com base em dados do governo federal.

No acumulado do ano, as compras chinesas alcançaram 418.160 toneladas, leve alta em relação às 413.648 toneladas registradas entre janeiro e maio de 2020, acrescentou a Abrafrigo.

A associação dos frigoríficos ainda destacou um aumento gradual nas aquisições de carne bovina brasileira pelos Estados Unidos, que se tornaram o segundo maior importador do produto. Os norte-americanos adquiriram 10.691 toneladas em maio, o que elevou o acumulado no ano para 33.700 toneladas.

"As compras dos EUA são 165,8% maiores que em 2020 e a receita obtida cresceu 149,4%", disse a Abrafrigo, acrescentando que o Chile completa o pódio de principais clientes do Brasil no setor, com 32.600 toneladas importadas até maio, alta de 7,8%.

Nenhum comentário